You are currently viewing Doenças mais comuns em idosos no consultório do ortopedista

Doenças mais comuns em idosos no consultório do ortopedista

Apesar da mudança paulatina das características dos nossos idosos, existem ainda doenças que são mais prevalentes (i.e., ocorrem mais) em indivíduos com 60 anos ou mais, dentre as quais
destaquei as que mais chegam para eu avaliar no meu consultório de
ortopedia:

• Artrose (desgaste da articulação);
  • Osteoporose;
  • Insuficiência óssea com edema ósseo;
  • Fraturas por fragilidade óssea (osteoporose);
  • Sarcopenia (perda de massa muscular).

Cuidados especiais no tratamento de idoso com doença ortopédica

O primeiro item importante é a necessidade do acompanhamento conjunto do ortopedista de joelho para idosos com o médico geriatra. É extremamente comum o idoso apresentar outras comorbidades (i.e., outras doenças) além do problema que o motivou a procurar o ortopedista, sendo as mais comuns a hipertensão arterial sistêmica (“pressão alta”), o diabetes mellitus e doenças do coração.

O segundo item importante é o acompanhamento do idoso, especialmente o super idoso, por algum familiar ou responsável de confiança. É comum o paciente esquecer das orientações fornecidas pelo médico, ou não entender bem as orientações da consulta (por surdez, ou outra dificuldade), ou mesmo ficar envergonhado por “estar dando trabalho a terceiros”. Inclusive há muitos idosos que, mesmo apresentando as limitações inerentes à senilidade, fazem questão de morar sozinhos e resolver seus problemas sem ajuda de terceiros.

Por isso é importante tratar com uma equipe especializada e dedicada >