Cartilagem: mitos e verdades

Cartilagem: mitos e verdades

A cartilagem ou tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo de consistência rígida, mas flexível e elástico. É composto de células denominadas de condrócitos e também de uma matriz extracelular bem especializada. Também pode ser chamada de tecido cartilaginoso e é classificada em três diferentes tipos: cartilagem elástica, cartilagem fibrosa e cartilagem hialina.

Esse tipo de tecido não possui vasos sanguíneos, vasos linfáticos ou nervos. Por isso, é considerado um tecido avascular.

O tecido cartilaginoso apresenta uma coloração esbranquiçada ou cinzenta. É encontrado em várias partes do corpo humano, como: nariz, traqueia, laringe, orelhas, cotovelos, joelhos, tornozelos, dentre outras.

Pelo fato da cartilagem ser um tecido avascular, a nutrição das células cartilaginosas é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente, o pericôndrio, através de difusão.

Por esse motivo, o tecido cartilaginoso possui uma lenta capacidade de cicatrização e regeneração.

Mitos e verdades sobre a cartilagem

MITO – A cartilagem se regenera facilmente
Infelizmente o poder de regeneração da cartilagem é muito pequeno, quase nulo. Isso deve-se à falta de irrigação, pois a cartilagem é considerada um tecido avascular (que não possui vasos sanguíneos).

MITO –  Só a idade causa o desgaste da cartilagem 
Embora seja algo comum com o avanço da idade, outros fatores podem contribuir com desgaste da cartilagem como o peso, o esforço repetitivo da articulação, histórico familiar e alterações hormonais. 

MITO – o esporte prejudica a cartilagem
A atividade física dentro dos limites fisiológicos aumenta a concentração de interleucinas intra-articular de fatores que inibem a degradação da cartilagem e, desta forma, o esporte teria o efeito protetor sobre a cartilagem. Claro, dentro dos padrões fisiológicos.

VERDADE –  A obesidade pode prejudicar a cartilagem do joelho
A sobrecarga gerada pelo sobrepeso e obesidade afeta nossos joelhos. E, com a pressão exercida, a cartilagem desta área pode sofrer desgaste

VERDADE –  O tratamento com ácido hialurônico pode ajudar a aliviar a dor causada por desgaste na cartilagem
Também chamado de viscossuplementação, este procedimento repõe o líquido nas articulações desgastadas ou inflamadas, reduzindo o atrito entre duas ou mais cartilagens. Entre os benefícios da infiltração de ácido hialurônico está a diminuição da dor em quem possui desgaste na cartilagem.

VERDADE – a mulher sofre mais desgaste da cartilagem patelofemoral
A maior incidência de condromalácia patelar é no sexo feminino e isso possivelmente se dá por fatores estruturais e fisiológicos.

Lesão da cartilagem

A lesão de cartilagem costuma causar dor, inchaço e travamento da articulação. Caso note algum desses sintomas, procure um médico ortopedista especialista o mais breve possível. 

Sobre o Dr. Márcio Silveira, especista em joelho, ortopedia do idoso e traumatologia esportiva em Brasília / DF >
Sobre a cartilagem >

Deixe uma resposta